sexta-feira, 3 de junho de 2011

Análise Ferramentas Web 2.0

Tarefa 1 – Análise de ferramentas Web 2.0

Google Docs
O Google Docs é um aplicativo online que permite a criação e compartilhamento de documentos online. Podem ser criados documentos de texto, apresentações, planilhas, formulários e desenhos. Sem a necessidade de instalar nenhum software no computador, este aplicativo oferece os benefícios de programas como o Microsoft Office ou Open Office. E ainda possibilita o armazenamento em um disco virtual que oportuniza o acesso em qualquer computador com internet.
Uma das grandes vantagens pedagógicas desta ferramenta é que um mesmo arquivo pode ser criado, compartilhado e manipulado de forma coletiva por vários alunos. Além disso, o professor tem a possibilidade de restringir o acesso quando necessário, de acordo com seu planejamento pedagógico.

Messenger
O Messenger é um aplicativo da Microsoft que oportuniza a comunicação online entre diversas pessoas ao mesmo tempo, bem como também possibilita compartilhar arquivos e realizar vídeos-conferências.
Uma das aplicações pedagógicas da ferramenta é a criação de uma comunidade de aprendizagem que pode continuar seus debates e discussões mesmo a distância, compartilhando inclusive informações e arquivos entre os membros. As possibilidades de usos no ambiente escolar são diversas, desde um canal para esclarecer dúvidas com o professor, como a criação de grupos de aluno para auxílio mútuo, entre outras tantas aplicações possíveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário